O Concurso tem como objetivo reconhecer, estimular e premiar iniciativas inovadoras que contribuam para o desenvolvimento de tecnologias e processos que reduzam a emissão de gases do efeito estufa de acordo com as metas de redução de emissões definidas pela Política Estadual de Mudanças Climáticas.
O diretor-presidente da Agência de Fomento Paulista/Nossa Caixa Desenvolvimento, Milton Luiz de Melo Santos, lembra a importância do uso eficiente dos recursos naturais: "Os projetos terão que se destacar pela inovação e pioneirismo do tema. O Concurso vai considerar os trabalhos que cuidaram do tratamento e destinação de efluentes e resíduos, que tenham sustentabilidade financeira, além da geração dos chamados empregos verdes".
Em alinhamento com a política estadual de mudanças climáticas, a Agência de Fomento Paulista/Nossa Caixa Desenvolvimento lançou, no início deste ano, a Linha Economia Verde que financia projetos dos diversos setores produtivos da economia paulista que proporcionem a redução das emissões de gases de efeito estufa de acordo com as metas estabelecidas pela Política Estadual de Mudanças Climáticas. A Linha tem taxa de juros de 0,49% ao mês, corrigido pelo IPC-FIPE. O prazo de até cinco anos, com até 1 ano de carência e financiamento de até 100% do projeto.
Uma Comissão de Notáveis da USP - especialistas no tema desenvolvimento sustentável - vai analisar os projetos enviados sobre desenvolvimento sustentável e economia limpa. São eles: Jacques Marcovith, José Goldemberg e Ricardo Abramovay.
O processo de pré-seleção dos trabalhos será feito por uma Comissão de profissionais da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Cetesb.
O Concurso de Ideias foi lançado em março deste ano durante o Seminário Economia Verde - que teve o objetivo de debater o tema Economia limpa e menos poluente com empresários e estudiosos como o ecossocioeconomista Ignacy Sachs entre outros grandes nomes.
Podem participar do 1º Concurso de Ideias e Projetos "Economia Verde" todas as pessoas com o segundo grau completo e empresários de empresas de pequeno e médio porte do estado de São Paulo. O Concurso é dividido em duas categorias: para pessoas físicas o prêmio é de até R$ 10 mil e para empresas a premiação é de até R$ 25 mil.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 31/07 pelo site www.nossacaixadesenvolvimento.com.br
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação e vamos juntos trabalhando por Itanhaém.
Zé Renato