Em reconhecimento aos serviços prestados à população de Itanhaém, o vereador Zé Renato homenageou na última segunda feira (23), na Câmara Municipal, o Satélite Esporte Clube. Na oportunidade foi entregue ao presidente do clube, Eliseu Braga Chagas, a Moção de Aplausos nº 10/12.
O Satélite Esporte Clube é uma associação de funcionários do Banco do Brasil, criada em 21 de outubro de 1935, voltada ao lazer e ao turismo. O Clube foi fundado por um grupo de brasileiros humildes e idealistas, grande parte deles negros, do quadro de portaria do Banco. Para enfrentar a discriminação racial e social, decidiram organizar um clube onde todos fossem tratados com igualdade, independentemente da classe social e da cor da pele.
Um pequeno sobrado alugado, na praça Carlos Gomes, no bairro da Liberdade, em São Paulo, foi a primeira sede do Satélite. Para aumentar o seu quadro de associados, os pioneiros começaram a promover eventos sociais. Em 1942, com o crescimento do número de sócios, puderam alugar o 25º andar do Edifício Martinelli.
Na nova sede, instalaram restaurante, sala de jogos, biblioteca e tela para projeções de filmes. Começaram também a organizar uma série de atividades socioculturais. Graças ao empenho de seus fundadores, as matinês de cinema no Martinelli e os bailes do Clube tornaram-se famosos e concorridos.
O passo mais ambicioso foi dado no dia 28 de maio de 1961, quando o Clube adquiriu um terreno em Itanhaém. Para tornar viável a construção da Colônia era necessário gerar receitas. Foi quando os dirigentes da época tiveram a ideia de lançar o primeiro consórcio de carros do Brasil.
A inauguração do primeiro bloco de apartamentos ocorreu em 29 de junho de 1969. Gradativamente, foram sendo construídos o segundo e terceiro blocos de apartamentos e toda a infraestrutura esportiva, social e cultural da Colônia.
Outro grande feito na história do Clube é a Colônia de Campos do Jordão, inaugurada em julho de 2000. A nova unidade, na estância serrana mais famosa do Estado de São Paulo, fortaleceu ainda mais a vocação turística e o espírito empreendedor da Associação. Em 2003, o Satélite se instala em sua nova Sede Social, em São Paulo, e em 2006, inaugura a Pousada de Albuquerque, no Pantanal.
Nos últimos anos, o Satélite tem investido na modernização de sua mais antiga unidade, a Colônia de Itanhaém, que passou por uma grande reforma. O crescimento do Satélite veio acompanhado do aumento de seu compromisso social de melhorar as condições de vida das comunidades locais.
Em Itanhaém, o Satélite mantém o Programa Satélite-Comunidade, criado pela Federação Nacional das AABBs (Fenabb) e desenvolvido em parceria com a Fundação Banco do Brasil. Com o objetivo de formar cidadãos, o programa oferece a 240 crianças e jovens de famílias em situação de vulnerabilidade social, matriculados na rede público de ensino, atividades esportivas, culturais e artísticas, desenvolvidas na Colônia de Itanhaém. Os participantes recebem também reforço escolar e assistências médica e odontológica.
Neste semestre, o Satélite inicia, em Itanhaém, o Projeto Passaporte para o Futuro, em parceria com a Cooperforte e o Senac Santos. O objetivo da ação é capacitar jovens que participaram do Programa Satélite Comunidade e inseri-los no mercado de trabalho.
Outro numero importante do Satélite, é a quantidade de mão de obra empregada na unidade de Itanhaém, durante o ano e também na temporada, chegando ao numero de 210 colaboradores.
Ao observarmos a trajetória do Satélite, podemos constatar que nada é impossível quando se une forças em torno de um objetivo comum. Não é à toa que o Clube é a prova do poder de uma coletividade de superar desafios, concretizar sonhos e transformar a realidade.
"O Satélite Esporte Clube é merecedor dessa homenagem, pois contribui diariamente para o desenvolvimento da nossa cidade", afirmou o vereador Zé Renato.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação e vamos juntos trabalhando por Itanhaém.
Zé Renato