Com o objetivo de priorizar a saúde e qualidade de vida do idoso, o vereador José Renato Costa de Oliva (PPS) apresentou na Câmara Municipal o projeto de Lei nº 22/12, que estabelece diretrizes para a Política Municipal de Promoção da Saúde do Idoso e Envelhecimento Saudável. Aprovado pela Câmara Municipal, o Projeto de Lei espera ser sancionado pelo Executivo.
De acordo com a Lei apresentada, está pautada a implantação de Centros de Terceira Idade. Assim a população idosa terá ambientes favoráveis ao desenvolvimento e avaliação de atividades que propiciem o desenvolvimento de aptidões que contribuam para a longevidade funcional.
Além disso, deverão ser inseridas medidas que promovam o desenvolvimento do idoso com qualidade de vida, bem estar físico e psicológico e facilitação para o convívio do idoso com familiares e amigos. Outro ponto importante da Lei, é a promoção de humanização do atendimento médico-hospitalar e ambulatorial, e o estabelecimento de formas de trabalho priorizando o atendimento com foco na prevenção, tratamento e recuperação da saúde do idoso.
O resultado do Censo 2010, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), comprova que o Brasil é um País que caminha rapidamente para o envelhecimento populacional. O alargamento da pirâmide etária pode ser observado pelo crescimento da participação relativa da população com 65 anos ou mais, que era de 8,4% em 1991, passando a 5,9% em 2000 e chegando a 7,4% em 2010.
Para o vereador Zé Renato é preciso que o Poder Público programe políticas públicas a fim de melhorar a qualidade de vida dos idosos. “Os benefícios da referida Lei que proponho, refletirá diretamente na área da rede municipal, além de valorizar com dignidade a pessoa humana. Afinal cuidar do idoso é, também, cuidar do nosso amanhã”, afirmou o vereador.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado pela sua participação e vamos juntos trabalhando por Itanhaém.
Zé Renato