segunda-feira, 12 de março de 2012

Zé Renato homenageia Dirce de Souza, idealizadora da Casa da Criança Lar dos Franciscanos



Na última quinta feira (08),a Câmara Municipal de Itanhaém realizou a sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Na oportunidade, o vereador Zé Renato homenageou a guerreira Dirce de Souza, idealizadora da Casa da Criança Lar dos Franciscanos, no bairro do Savoy.

Filha de escravos, nasceu na cidade de Marília em 18 de Agosto de 1943.Em 1955, aos 12 anos começou a trabalhar em uma das maiores empresas de São Paulos na época, a Tenis Rainha, da família Saadi, hoje proprietários do Grupo Bandeirantes de Televisão.

Na empresa, permaneceu por 32 anos, até se aposentar em 1987. Durante todo esse tempo, além de seu trabalho diário, realizava festas de natal,e outras comemorações para os filhos dos funcionários, e comunidade.

Depois da aposentadoria, para agradar os sobrinhos pequenos, Dirce adquiriu uma casa em Itanhaém, para que eles se divertissem na praia. Com o passar do tempo eles cresceram, e Dirce decidiu fixar residência em Itanhaém, cidade pela qual se apaixonou. 


Com o sentimento que filhos faltavam em sua vida, e com as lindas lembranças de Uberaba, onde conviveu e conheceu de perto, desde 1979, a emocionante história  de vida e amor ao próximo de Chico Xavier, que com muita força de vontade e carinho, Dirce  começou a dedicar sua vida, em ajudar as pessoas necessitadas. 

Iniciou fazendo "Sopas Fraternas", onde chegou a atender cerca de 100 famílias carentes. Além disso, realizava no Natal, festa para as crianças, inicialmente em sua própria casa, mas logo a casa ficou pequena, sendo a festa transferida , para a quadra da escola Ana Cândida em 2007.

Com o coração enorme e cheio de amor, nesse período Dona Dirce, adotou ligitimamente, duas crianças que estavam em situação de risco, a Monique hoje com dezessete anos e o Caio, com nove. 

Sempre muito religiosa, é devota de São Francisco de Assis, o qual diz guiar seus passos. Sendo assim, em 2008, com muita garra e sensibilidade, Dona Dirce fundou no bairro do Savoy, a Casa da Criança Lar dos Franciscanos, que atende diariamente com muita atenção e carinho, cerca de 40 crianças,entre cinco e oito anos, vindas de locais carentes, como o Mambú e o lixão.

Em horários alternados ao da escola, com a ajuda de amigos e colaboradores, lá as crianças tomam café da manhã, almoçam e jantam. Além de participarem de aulas de dança, música, artesanato e reforço escolar. Como ela mesma diz: " A casa é pequena, mas o nosso coração é maior que o espaço físico". 
Dona Dirce conta com outras cinco amigas para cuidar desta garotada. Mas, elas não são, simplesmente, professoras, monitoras ou cuidadoras. Para a criançada, estas mulheres são AMIGAS...TIAS... MÃES!!!

"As pessoas são boas, mas muitas vezes têm medo em ajudar. Eu não tenho medo de nada, entrego tudo nas mãos de Deus", explica dona Dirce.

"Por ser essa mulher guerreira, e ao mesmo tempo sensível e trabalhadora, que estou muito feliz em prestar essa homenagem a quem é um exemplo de mulher, e de cidadã", afirmou o vereador Zé Renato.


Share on :

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação e vamos juntos trabalhando por Itanhaém.
Zé Renato

 
Design adaptado por: João Malavolta