segunda-feira, 26 de julho de 2010

Trabalho que foi objeto de moção de Zé Renato retorna a cidade.

Lançado em 2008, o Viagem Literária visa incentivar a leitura, promovendo a integração dos leitores com os autores.


No último ano o projeto “Viagem Literária”, desenvolvido em parceria com a Secretária de Cultura do Governo Estadual e a Biblioteca “Poeta Paulo Bonfim”, recebeu diversos escritores de renome nacional, que vieram a Itanhaém debater a atividade literária, contar histórias e ensinar a arte da escrita.

O trabalho realizado em Itanhaém pelos profissionais da biblioteca foi destacado e homenageado pela Moção 01 de 2010 apresentada por Zé Renato, e no próximo dia 16 de agosto as atividades irão acontecer novamente nas  dependências da Biblioteca Municipal.


Edição 2010

Viagem Literária recebe grupo ‘As Meninas do Conto’ no dia 16 de agosto


As atividades do programa Viagem Literária retornarão no dia 16 de agosto com a presença do grupo ‘As Meninas do Conto’, no módulo ‘Contação de Histórias’. Em sua 3ª edição, a programação será desenvolvida em dois períodos, às 10 e às 15 horas na Biblioteca Poeta Paulo Bomfim, localizada na rua Cunha Moreira, 71, Centro.

Nesta edição, ‘As Meninas do Conto’ realizarão vivências baseadas nas técnicas de contar histórias e seus desdobramentos, com o objetivo de resgatar a arte de contar histórias e formar novos multiplicadores desta linguagem.

Para uma das integrantes do grupo, ser contador é trabalhar a presença, olhar, credibilidade, voz e corpo para dar vida ao que se ouve. “Para a gente, o ponto principal da Viagem Literária é percorrer pequenos municípios que muitas vezes tem atividades culturais quase que escassas. Outra ação importante desse programa é proporcionar um evento para a família, com histórias saudáveis para todas as idades, utilizando o espaço da biblioteca”.

O Viagem Literária já acontece há mais de dois anos. Seu principal objetivo é viabilizar a democratização quanto ao acesso à cultura, promovendo o contato direto entre escritores e população. O programa contempla cidades de três mil a um milhão de habitantes, tudo para facilitar o encontro com a literatura. Toda a programação é gratuita e aberta ao público de todas as idades. O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Prefeitura de Itanhaém. Para informações, entrar em contato por meio do telefone (13) 3426-1477.

AS MENINAS DO CONTO –
Criado em 1995, pelas atrizes Kika Antunes e Simone Grande, o grupo pesquisa as narrativas que fazem parte do imaginário popular e traz um contato e aprendizado com o universo infantil. O elenco desenvolveu uma forma própria de criação teatral a partir de contos populares.

Em 2002, recebeu o Grande Prêmio da Crítica da APCA, na categoria Teatro Infantil, com o espetáculos ‘A princesa Jia e Porque o Mar Tanto Chora’. ‘Porque o Mar Tanto Chora’ recebeu o Prêmio Panamco 2002 nas categorias de melhor figurino, atriz e espetáculo. ‘As Velhas Fiandeiras’ recebeu o Prêmio APCA de melhor espetáculo infantil e Prêmio Coca-Cola Femsa de melhor espetáculo, texto e música em 2004. Já em 2005, o espetáculo ‘Papagaio Real’ recebeu indicações para o prêmio Coca-Cola Femsa, nas categorias de melhor espetáculo, música, atriz, texto e figurino.


Por Departamento de Comunicação Social
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br
Share on :

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação e vamos juntos trabalhando por Itanhaém.
Zé Renato

 
Design adaptado por: João Malavolta